Coccamig 2021

COOMAP realiza mais um curso de Operador de Motosserra

COOMAP realiza mais um curso de Operador de Motosserra para os cooperados

De 18 a 20 de fevereiro, foi realizado na Associação do Bairro Cachoeira o Curso de Operador de Motosserra/Operação e Manutenção, oferecido pela COOMAP e ministrado pelo Senar-MG/Sindicato Rural de Paraguaçu. Os 9 produtores participantes seguiram todas as regras de prevenção à Covid-19.

De acordo com o instrutor do Senar Matheus Costa Andrade, o objetivo do curso é capacitar o aluno para fazer a manutenção preventiva e aprender a utilizar com segurança a máquina nas operações de derrubada de árvores, afiação de corrente e traçamento.

Para atingir o objetivo, o curso, com duração de 24 horas, abordou diversos conteúdos, entre eles os conhecimentos básicos sobre a motosserra, como as marcas existentes no mercado, os modelos e o uso do equipamento, além dos seus componentes, como o motor, sistema de corte e segurança. Outro item importante do curso é a Legislação Florestal – NR12 Licença e Transporte, visando identificar as exigências legais para registro e porte de motosserra. E também a importância, particularidades, higienização e conservação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), obrigatórios durante o uso do motosserra, de acordo com a NR31.

O instrutor do Senar lembra que para trabalhar com a motosserra, é obrigatório, por lei, que a pessoa tenha um curso de, no mínimo, oito horas de duração. “É uma ferramenta que oferece um risco alto. Se o operador não souber trabalhar, fica bem perigoso”, afirmou Matheus.

A COOMAP, ciente da importância desse e de outros cursos oferecidos gratuitamente aos cooperados, busca sempre as boas parcerias para poder capacitar o produtor para todas as atividades desenvolvidas no campo. COOMAP, cultivando trabalho, colhendo resultado.